Descoberto um monólito de 4000 anos que seria um marcador astronômico
Segundo os cientistas, a pedra de 2,2 metros de altura e forma triangular é intencionalmente apontanda para o sul, com uma ligeira inclinação que aponta para a posição onde o sol se encontra durante o verão.
Embora não tenham sido capaz de fazer muitas pesquisas sobre o solo, devido à sua fragilidade foi determinado que o solo de um dos lados do monólito a rocha era mais densa, indicando que o monolíto foi colocado neste local.
Esta região tem demonstrado anteriormente, mesmo antes dessa descoberta, monumentos que interagem com as estações do ano e a posição solar. Em alguns casos significando a eternidade em áreas próximas a sepulturas.
“Acreditamos que foi colocado nessa posição para dar significado simbólico ao local, um pouco parecido como alguns edifícios religiosos que estão alinhados a uma direção específica”.
De acordo com Daniel Brown, um astrônomo da universidade, essa pedra não funcionaria como um relógio de sol, mas como um ponto de encontro simbólico. Teria servido como ponto central para uma comunidade ao mesmo tempo, ajudando a identificar as estações do ano.