Arquivos secretos do Vaticano são expostos em mostra em Roma
Por fora os documentos se parecem, mas o conteúdo, que vai de descrições a sentenças de morte, são bem diferentes. Entre os livros expostos está o original dos interrogatórios de Galileu Galilei, no qual o físico jura acreditar em tudo que ensina e prega a Igreja Católica, em uma tentativa de não ser morto como herege por causa de suas convicções.
A mostra também exibe o pergaminho de 60 metros de comprimento que contém as acusações contra os templários da França, cavaleiros de uma das primeiras e mais conhecidas ordens religiosas. Ao todo, 54 cavaleiros templários foram condenados a morrerem queimados pelo Papa Clemente V.
Em outra sala, a troca de cartas entre o Papa Bento XIV e o filósofo Voltaire, filósofo e poeta iluminista conhecido pela sua aversão às religiões tradicionais. Entre os dois, uma amizade baseada no respeito mútuo, que criou um problema diplomático. “Às vezes, a honestidade intelectual, que nos faz admirar as pessoas pelo que são, se choca com a necessidade de manter as razões do Estado e das relações institucionais”, afirma Marco Maiorino, curador da mostra.
http://g1.globo.com/globo-news